Dicas para melhorar o atendimento de clientes

Uma das armas das pequenas empresas em relação as grandes empresas é o atendimento, por meio dele você pode cativar seu cliente e até fazer com que ele traga mais pessoas para o seu negócio. Segue uma relação de dicas importantes para atender e impressionar o seu cliente:

Ofereça comodidade
Oferecer um local para estacionar, um café, um brinde ou até mesmo um atendimento especializado pode ser o primeiro passo para deixar uma boa impressão em seu cliente e motivá-lo a voltar sempre. Entenda as preferências de seus clientes e adapte seu negócio para recebê-lo da melhor forma.

Treine sua equipe
Seu vendedor precisa ser especializado nos produtos que vende e ajudar o cliente a decidir pela melhor compra. O cliente precisa sentir que tomou a melhor decisão de compra ao sair da sua loja ou empresa.

Crie um relacionamento com seu cliente
Desenvolva um banco de dados sobre o seu cliente e estabeleça um relacionamento pós-venda com cada um dele. Envie e-mails, SMS, Mensagens via Redes Sociais e até mesmo ligue para ele e saiba se ele gostou do atendimento ou não.

Ofereça recompensas
Faça com que cada um dos seus clientes divulgue sua marca de maneira espontânea. Para isso, ofereça descontos para quem indicou um novo cliente ou até mesmo um brinde. Outra forma muito popular atualmente é criar um programa de benefícios e fidelização para os seus clientes.

Faça perguntas
O atendente precisa fazer perguntas que ajudem o cliente à decidir melhor. O bom vendedor faz perguntas para entender o perfil do cliente, identificar suas necessidades e oferecer produtos mais adequados.

Fonte: Revista Exame PME / Adaptação: Edmilson Antonio

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