- Demissões, falta de pagamento, queda do valor de mercado e operações desastrosas, esses são alguns dos problemas enfrentados pela Gafisa nos últimos meses. Embora algumas matérias apontam a aquisição da Tenda como principal causa disso tudo, os problemas vão muito além:
- Situação financeira dos clientes: Apenas 16% dos clientes da Tenda têm condições financeiras de pagar o que devem, enquanto os demais não podem sustentar o financiamento adquirido;
- Rentabilidade de seus empreendimentos: A Gafisa apresenta uma rentabilidade 79% menor se comparada as grandes do setor (Brookfield, Cyrela, MRV, PDG e Rossi);
- Endividamento: Recentemente, a empresa recorreu as notas promissórias (uma das modalidades mais caras de financiamento do mercado) e entrou em um novo processo de renegociação com seus fornecedores;
- Problemas operacionais: Falta de mão-de-obra e materiais, atraso na entrega de empreendimentos, demissão de funcionários e até o cancelamento de alguns lançamentos.
O próprio presidente em exercício disse não ter ideia da dimensão de cada problema, ou seja, toda essa situação pode ser ainda pior!
Fica claro como uma decisão errada pode acabar com qualquer empresa, mas não é só isso, mesmo no dia-a-dia podemos falhar na gestão da empresa e vê-la afundar em inúmeros problemas como os citados no caso da Gafisa. Obviamente, não existe uma receita pronta para evitar tais imprevistos, mas com um pouco de metodologia e, principalmente foco na gestão da empresa, podemos minimizá-los. Veja três sugestões que nós separamos para você:
Analise os riscos: Toda decisão envolve riscos, alguns mais simples, mas outros bem críticos e prováveis, por isso utilize ferramentas para identificar, analisar e agir sobre eles. Não precisa inventar um método próprio e avançado, use o Brainstorming para levantar os riscos, depois um Diagrama de causa e efeito ou o FMEA para quantificar e priorizar cada risco e por fim, utilize o 5W2H para definir as ações e mensurar os resultados disso tudo. A única coisa que você não pode fazer é achar que tudo sempre vai conspirar a favor da sua decisão.
Nunca esqueça do custo: Em um mercado com demanda muito além da oferta é natural que os custos com matéria-prima e mão-de-obra aumentem, por isso, tenha um profundo cuidado com as atividades de orçamento e planejamento, mas não é só isso, acompanhe de perto cada centavo gasto e cada custo não planejado para o projeto. Outro ponto, esteja atento também aos custos invisíveis provocados pelo excesso de burocracia, pelo retrabalho ou até mesmo por processos mal definidos em sua empresa, pois são esses custos que podem definir sua sobrevivência em um futuro próximo, onde o mercado novamente irá se estabilizar ou até mesmo entrar em crise.
Dê voz e atitude para a sua gestão: Se você possui um sistema de gestão da qualidade, faça com que ele trabalhe para você. Faça reuniões periódicas com os seus gerentes e analise os resultados atuais. Defina metas, acompanhe a evolução delas e não tolere insucessos seguidos sem um bom plano de ação de seus gestores. Cada um deles precisa se sentir dono do processo e trazer mais eficiência, métodos e melhoria para o dia-a-dia da sua empresa.
Tenho certeza que esses três pontos o ajudarão muito na gestão da sua empresa e podem estruturar um crescimento sólido e constante mesmo em momentos mais complicados.
Finalmente, não se iluda e nem subestime os perigos do mercado, eles existem e se perpetuam no menor dos erros.
Por: Edmilson Antonio - Empreendedor e consultor da Q2 Management
*Artigo publicado inicialmente em Fevereiro de 2012
Por: Edmilson Antonio - Empreendedor e consultor da Q2 Management
*Artigo publicado inicialmente em Fevereiro de 2012
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